sexta-feira

Webnografia - Nova ferramenta de estudos de mercado



A Webnografia é uma nova ferramenta de estudos de mercado, que utiliza as informações geradas online na internet num contexto natural, recorrendo às redes sociais, chats, fóruns e mensagens instantaneas em conversa com os consumidores.
Alguns autores sugerem que desta forma, os observadores, poderão compreender e conhecer de uma maneira mais clara a vida e as pretenções do consumidor.

Ou seja, interagir com as pessoas de forma informal e online leva a uma interacção mais real e autêntica dos vários aspectos do consumidor, ficando com uma percepção mais profunda e nítida do consumidor de forma a definir estratégias de marketing mais adequadas.

A recolha de dados parece ser fácil e eficiente, e pode-se aferir uma análise de tendências, pois pode-se visitar e revisitar os sites e redes sociais pretendidas.

Os webnografos podem a fazer uma observação oculta ou participativa.

De uma forma geral, o que os autores defendem é que o investigador deve fazer parte integrante do grupo, de forma participativa, assumindo que pertence e tem as características do grupo

O Webnografo além desta observação (interpretação de conversas), terá que ter em conta os aspectos visuais e textuais que o observado utiliza como as cores, o uso das letras maíusculas, o uso de vernáculos,os smiles. Isto vai ajudar o investigador a fazer suposições sobre personalidades, sentimentos, emoções ...

O pesquisador, para que consiga fazer uma boa interpretação de todos estes pontos, inicialmente necessita de se ambientar ao campo de actuação de forma a conhecer o ambiente comunicacional (DDTC, IDD, (K) )

Tem um senão, que de alguma forma poderá jogar a favor do webnografo. O observado, pode usar um pseudónimo ou nick, inventar uma imagem, ter uma idade diferente daquela que diz ter. Aliás há sites onde é expressamente proibido os useres terem elementos identificativos como foto de cara, telefone. Desta forma, é quase impossível cruzar dados biográficos com outros. MAS.. sim.. MAS.. o consumidor não sente o constrangimento da inquirição "face-to-face", está sobre um pseudónimo e mais facilmente e tendencialmente apresentam respostas e comportamentos mais espontâneos e verdadeiros.


(baseado no artigo: “Webnography: A New Tool to Conduct Marketing Research” , Pradeep, K. Tyagi; The Journal of American Academy of Business, Cambridge * Vol. 15 * Num. 2 * March 2010 p.p. 262 - 267 )