terça-feira

Portugal no seu melhor


Um estudo realizado em 135 países, pelo Banco Mundial, sobre as condições reais de vida das empresas, publicado pela Prémio, informa-nos que Portugal foi dos países que mais melhorias fez para as empresas se desenvolverem, mas que, ainda assim, continua tendo uma das piores economias da União Europeia.
Portugal está entre as 10 nações do mundo que mais reformas implementou (em 1º lugar encontra-se a Eslováquia.), para melhorar o ambiente de evolução de uma empresa: flexibilizou as leis laborais, reformou a acção executiva e consolidou os Centros de Formalidades de Empresas, diminuiu o tempo de cobrança de dividas não pagas e melhorou os níveis de informação de crédito.
No entanto, mantém ainda uma grande rigidez no que diz respeito à relação com os trabalhadores, nomeadamente nos horários e nas formas contratuais, o que faz com que também haja grandes barreiras à contratação.

Há necessidade de implementar uma maior abertura nesta relação, e no que diz respeito ao despedimento: Um trabalhador em Portugal, com 20 anos de casa, recebe 94 vezes mais que um em Singapura.
Portugal tem ainda demasiadas burocracias, uma conjuntura de legislações laborais e um nó tributário que oprimem a actividade empresarial, resultando numa obstrução à criação de empregos por um lado, e incentivando a economia paralela, por outro.
Segundo o estudo, demoramos demasiado tempo para abrir e fechar uma empresa, comparativamente com outros países, nomeadamente a Irlanda, o que faz com que brotem menos novos projectos.
Portugal tem também, para agravar, uma grande morosidade quando toca a rapidez na cobrança de dívidas. Esta justiça, morosa e ineficaz, repele os investidores, que nos são tão importantes, nomeadamente os estrangeiros.

.
Em suma, apesar dos esforços desenvolvidos, em Portugal, para implementar novas reformas, que visam o melhoramento da progressão económica, há ainda, um longo caminho a percorrer de simplificação de burocracias e flexibilização da legislação laboral.
.
Portugal tem vindo a ter uma estratégia económica errada, desde o “condicionamento industrial” salazarista juntamente com o actual sistema educativo medíocre, falta de quadros qualificados, com sectores públicos paternalistas , mas que, mesmo assim é um dos países com uma das mais elevadas dinâmicas de progresso. Aumentamos o nosso produto, aproximamo-nos dos países ricos, temos mais médicos que muitos países ricos, a mortalidade e o analfabetismo estão cada vez mais a diminuir.
.
Ora com tal quadro, é quase inverosímil o facto do país estar em tão forte desenvolvimento. Como seria se tivéssemos as mesma oportunidades, que outros países têm?

Liderança Poder e Autoridade


Há muito tempo que se cai na tentação de confundir, a liderança, poder e autoridade.

Afinal são áreas totalmente diferentes, mas que se interligam e se relacionam na perfeição. Vejamos: A Liderança mobiliza, o Poder influencia e a Autoridade ordena.

A Liderança contém uma certa “mística” dos heróis que mobilizam as tropas com o seu grito triunfal…

Como constato não é só o grito que atrai as pessoas, mas sim, quando o líder entende as necessidades, medos, desejos, pontos de vista do outro, e é aí que começa uma liderança forte e segura.

A Liderança é um processo de observação, aprendizagem e de desenvolvimento e não um lugar só para alguns “sortudos” ou “abençoados” com a espada de Merlin.

A Liderança tem características fortes e pode ser conseguida com sacrifício e algum treino. Algumas das características importantes são a humildade, auto-domínio, lealdade, capacidade para motivar elementos de um grupo, entre muitos outros.

É preciso referir que há muitos estilos de lideranças e cada um com aspectos positivos e negativos, aliás como em tudo.

Quanto ao Poder, esse é um dom desejado por todos, torna-se por vezes “mágico” e “sedutor”, no entanto, pode ter o seu lado escuro também.

É uma força que domina, que influencia com a habilidade de impor sem alternativas.

Algumas das características que se obtêm com o poder é a visibilidade, a relevância, as relações de negócios...

Verifico no entanto que a distância entre a Liderança e o Poder pode ser ínfima.

A autoridade, essa não é mais que aceitação das ordens, desde que seja compreendida e esteja dentro das funções do subordinado, o que, dentro da pressão, obedece a qualquer ordem.

Ela é limitada pelo tempo de duração do cargo e pelo local onde ela esteja a ser exercida. Não é preciso treinos nem livros para exercer autoridade, basta-lhe o lugar…
Existe uma relação entre poder e autoridade sem dúvida, mas também se pode diferenciar e comparar ambas: Enquanto o poder força as pessoas a fazer algo que de outro modo não fariam, a autoridade leva as pessoas a fazer algo que estas mesmas não querendo acabam por fazer devido a legalidade que a autoridade tem.

O Engulho dos Recursos Humanos

Temos vindo a ouvir falar, desde 2005, que, como estratégia de marketing, se pretende “modernizar a administração pública”, mas será isso possível quando uma empresa, seja ela pública ou privada, não valoriza o seu capital humano e não há um consenso ao nível da gestão dos Recursos Humanos?
É impossível alcançar bons resultados financeiros, de produtividade e de tecnologia, sem valorizar as pessoas que nela trabalham. Os Recursos Humanos são favoráveis à motivação das pessoas, levando-as a contribuírem e a comprometerem-se com a excelência do desempenho e dos resultados organizacionais.