segunda-feira

Universidade de Aveiro: Manuel Assunção é o novo reitor

A Doutora Maria Helena Nazaré não se recandidatou e quem ganhou as eleições para a reitoria da Universidade de Aveiro, foi o Professor Doutor Manuel Assunção, que era até Julho de 2009 vice-reitor da mesma Universidade. Derrota assim o professor Fernando Marques e o professor Amadeu Soares.
Mais informações no Público Online (clicar)

Inquérito sobre o comportamento dos consumidores de vinho

No âmbito da disciplina de Comportamento do Consumidor, está a ser efectuado um Inquérito sobre Consumidores de Vinho
E os colegas, nomeadamente o Ricardo (também colaborador do blog) solicita, que acedam ao site de forma a responderem de forma simples e rápida.

domingo

Exposição "Artistas de Aveiro"


Tomo a liberdade, de dar a conhecer ao público a Exposição "Artistas de Aveiro" em Aveiro.
A Galeria OP ART - Arte Contemporânea convida os interessandos, a visitarema Exposição Colectiva "ARTISTAS DE AVEIRO".
Está patente ao público:
- até 15 de Fevereiro
- de Segunda a Sàbado
- das 9.00 às 12.30 e das 14.30 às 19h

sábado

Consumidor, marketing e o Leite


Qual família linda, de olhos azuis, qual bebé gordinho e saudável. Campanha gira e de sucesso para o leite é "GOT MILK"? A forma que o marketing tem para chegar ao consumidor, para que bebam leite, depois do leite materno ;)

Conferências de Marketing da UA 2010 - adenda

"A Markteam organiza a segunda edição do actUAliza-te! Conferências de Marketing da UA.
Este evento irá realizar-se nos dias 16 e 17 de Março de 2010 no auditório da Universidade de Aveiro.
Nesta segunda edição do actUAliza-te foram tomados em consideração os resultados obtidos no inquérito de satisfação realizado na primeira edição. Desde já agradecemos novamente a todos os participantes da edição anterior pela sua contribuição.
Esta 2ª Edição do actUAliza-te e com o objectivo de se tornar um dos maiores eventos de Marketing a nível Nacional estão a contar com oradores tão reputados como:

Carlos Coelho - President at IVITY Brand Corp;
Luis Rasquilha - Managing Partner & CEO at AYR Consulting, Trends & Innovation
Francisco Sanches Osório - International Strategic Marketing Manager at Bial/Portela & Cª SA;
André Rabanéa - Owner at TORKE;
Paulo Fidalgo - Direcção de Marketing Millennium BCP Filipe Carrera - Docente ISEG;
António Quina - Founder at "A vida é bela";
Horácio Puebla - Executive Creative Director at Leo Burnett;
Fernando Gaspar Barros - Founder & Marketing Manager at Brands Like Bands; Pedro Vieira - Life Training;"
Adenda: para quem não reparou, se clicar na palavra MARKTEAM (no texto em cima), e na frase "CONFERÊNCIAS DE MARKETING DA UA" (no texto em cima) vai directamente para o site da respectiva MARKTEAM e do blog CONFERÊNCIAS DE MARKETING

sexta-feira

Nespresso: Consumidor e Marketing


A Nespresso de forma a optimizar o processo de atendimento, tem agora uma solução SMS, que vai ajudar com que os consumidores não passem pelo inconveniente das longas filas de espera nas boutiques, para comprar o seu "blend". O cliente, agora, só tem que dirigir à loja, retirar uma senha e enviar uma sms, entretanto podem ir fazer outras coisas que quando estiver a chegar a sua vez, a Nespresso avisa-los-á.
A Nestlé Nespresso SA, é pioneira e líder mundial do mercado de café premium em porções individuais da mais alta qualidade e comercializa produtos em mais de 50 países. Tem sede na Suiça com mais de 3900 funcionários. Pelo 3º ano consecutivo, foi nomeada a marca de crescimento mais rápido do Grupo Nestlé.

quarta-feira

Português é a segunda língua mais escrita no TWITTER


Segundo a análise feita pela empresa Textwise especializada em estudos de mercado online, a língua portuguesa é a 2.ª escrita mais usada no Twitter com 11% logo a seguir à língua inglesa com 61%.

Ranking

1.º Inglês
2.º Português
3.º Japonês
4.º Espanhol
e depois o francês, alemão e malaio

segunda-feira

Oportunidades Emprego Janeiro

O mercado de trabalho na área do Marketing precisa ti.....

......... Vem mostrar-te ao mercado de trabalho....

..... consulta as ofertas propostas ......


Empresa de Cinema procura colaborador/a com as seguintes características:
* Experiência na área de Marketing e/ou Publicidade;
* Polivalente;
* Disposto a trabalhar por turnos (noites e fins-de-semana incluídos);
* Jovem;
* Dinâmico;
* Disponibilidade Imediata;
* Dá-se preferência a residentes no Porto.

Funções a desempenhar:

* Apoio à bilheteira;
* Apoio à programação;
* Gestão da Publicidade;
* Gestão de sala e equipamentos;
* Coordenação de logística inerente ao funcionamento da sala (equipa de limpeza, preparação de eventos, etc.);
* Apoio a área de Eventos e Imprensa.

Remuneração e Contrato: a termo (mínimo 6 meses) - 750€ líquidos

Local: Porto

Respostas para: empresa.cinema@gmail.com

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A Manchete, SA está a recrutar para os seus quadros um Analista de Media com o seguinte perfil:

- Candidatos com licenciatura nas áreas das Relações Públicas, Marketing, Comunicação Social ou Bibliotecário/Arquivista/Documentalista
- Idade entre os 20 e 30 anos
- Conhecimentos de línguas estrangeiras
- Demonstre ser dinâmico, flexível, interessado e sociável
- Apetência para trabalho em equipa

Oferece:
- Trabalho full-time das 05h às 13h de Domingo a Quinta
- Contrato de trabalho
- Integração nos quadros da empresa
- Regalias vigentes na Empresa

Os candidatos seleccionados, irão trabalhar na nossa sede em Lisboa, na R. Castilho, 39 - 11ºA


As respostas deverão ser enviadas para o seguinte e-mail: rh@manchete.pt, com a Ref. em Assunto AM_5H-13H_DQ_Janeiro

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RESPONSÁVEL DE PRODUTO/ SERVIÇO

A Master D é uma empresa multinacional espanhola, que opera na Área da Formação Profissional, com presença na Europa, Ásia e América do Sul.

Caracteriza-se por uma metodologia de ensino que premeia o rigor, a flexibilidade e um elevado nível de exigência.

A Master D é uma empresa Certificada pela APCER para o referencial ISO 9001-2000 e acreditada pela DGERT para Concepção, Organização e Desenvolvimento de acções de formação.

Por se encontrar em crescimento em Portugal procura, para integrar o Departamento Docente:

RESPONSÁVEL DE PRODUTO/SERVIÇ0

Na dependência da Dir. Docente, terá a responsabilidade de velar para que os produtos e serviços que se oferecem ao aluno estejam de acordo com o que está definido na Metodologia Master D e cumprem com os requisitos impostos de qualidade e exigência.

Estará em contacto permanente com os responsáveis de multimédia e de desenho de produto em Espanha para que sejam elaborados produtos em áudio e vídeo em Português.

Será ainda responsável por investigar as necessidades, operacionalizar e monitorizar os processos de certificação dos vários cursos.

PERFIL:
* Curso médio ou superior em áreas relacionadas com multimédia ou Marketing.
* Pelo menos 3 anos de experiência em gestão de produto/serviço na área editorial ou de formação, catalogação, desenho de produto e coordenação de equipas multimédia.
* Orientação para o formando
* Disponibilidade para Full-Time
* Conhecimentos de Espanhol e Inglês
* Bons conhecimentos de informática
* Disponibilidade imediata

OFERECEMOS:
* Integração numa empresa sólida, conceituada e em fase de expansão;
* Formação Inicial e Contínua;
* Remunerações Fixa e Variável acima da média;

Resposta a:
seleccao.produtoeservico@masterd.pt ou para Rua António Enes nº 14 , 1050-114 Lisboa
Mencionar a Ref: PRODIÇO

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Estágio curricular em marketing (2 vagas)

PROCURAM-SE ESTAGIÁRIOS ALTAMENTE CRIATIVOS

Requisitos:
Frequência em Licenciatura em marketing ou similares.
Dinamismo, Criatividade, Proactividade, Curiosidade & Iniciativa e Espírito de Equipa são essenciais.

Oferta de um estágio dinâmico e criativo com liberdade de expressão e claro, responsabilidades sendo algumas delas as seguintes:
- Actividades de marketing relacionadas com os produtos e serviços da empresa;
- Pesquisa de tendências e trabalho de campo;
- Gestão de campanhas de marketing para clientes;
- Elaboração de estratégias de webmarketing;
- Elaboração de estratégias de comunicação;
- Criação de novos produtos / serviços;
- Angariação de novos clientes;
- Prospecção de novos clientes e mercados;
- Negociação com clientes e elaboração de propostas nacionais e internacionais.

Oferta:
Oferecemos formação contínua com técnicas inovadoras;
Possibilidade de no final do estágio integrar a equipa LPDESIGN;
Subsídio de estágio a combinar no início do contracto do estágio.

Local: Sobreda, Almada
Duração: 3 meses em full-time; 5 meses em full-time.

Envia o curriculo e/ou portfolio para: marketing@liderplas.pt com o assunto: candidatura a estágio em marketing
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product manager

O www.CustoJusto.pt é um website de Classificados em expansão, integrado num grupo empresarial excepcionalmente inovador e com um rápido crescimento, contando com mais de 9.000 colaboradores em todo o mundo. Estamos à procura de pessoas para reforçar o quadro de colaboradores no nosso escritório localizado no centro de Lisboa:
Product Manager (M/F)

Função:
* Definir e Implementar novos produtos no website;
* Maximizar tráfego em termos de SEO e SEM;
* Implementar e analisar a eficácia das várias campanhas de Marketing e respectivo retorno do investimento;
* Implementar iniciativas de marketing visando a aquisição de novos clientes e fidelização de clientes na área profissional.

Procuramos candidados com o seguinte perfil:
* Formacão académica superior, preferencialmente em Gestão ou Marketing
* Experiência profissional mínima de 2 anos, preferencialmente em marketing online;
* Experiência em SEO e SEM;
* Capacidade de trabalho em equipa, dinamismo e autonomia;
* Conhecimentos da informática na óptica do utilizador e habilidade no uso da Internet
* Fluência em inglês

Oferecemos:
* Integração numa equipa jovem e dinâmica num ambiente multinacional
* Remuneração compatível com as exigências da função e perfil do candidato

Se está interessado nesta posição por favor envie seu Curriculum Vitae para: emprego@custojusto.pt, mencionando a vaga a que se candidata e acompanhado de uma breve apresentação. Entraremos em contacto consigo caso a sua candidatura reúna os requisitos para a função.

domingo

Novo Focus Ford

Segue uma acção de Marketing Viral, um anúncio televisivo, muito giro do Novo Focus Ford.

Quando perguntamos às mulheres, o que querem elas de um carro, a resposta é sem dúvida SEGURANÇA (na sua grande maioria). Pois a Focus criou um anúncio, que não sendo uma ideia nova, porque parece copiado do filme "Doidos Por Mary", muito engraçado, onde se percebe muito bem a sensação de SEGURANÇA , que a Ford pretende transmitir.

A ideia é muito válida, e o cãozinho acaba por ser a estrela principal. ;)

quarta-feira

O Nexus da Google



Chegou aos EUA o Nexus One da Google. Este novo aparelho da gigante da internet veio fazer concorrênca ao iPhone da Apple no novo mercado emergente. Curiosamente, em Wall Street, as acções do Google críam 0,36% para 624,51 dólares.

terça-feira

SocialKids ou SocialTreta procura ANGARIADORES DE DONATIVOS À COMISSÃO (c/ adenda)

Licenciei-me em Gestão de Marketing em 2009 e frequento actualmente a Pós Graduação em Marketing na Universidade de Aveiro, isto tudo e apesar de já ter 33 anos, ser casada e ter uma filha linda com 10 anos.
Como neste momento estou desempregada, mas fresquinha, ando todos os dias pela Internet à procuro de empresas que precisem de alguém com as minhas habilitações e experiência, e pode ser estágio profissional, pois tenho todos os requisitos para tal.
Tenho já 4 anos de experiência profissional na Direcção e Gestão Administrativa, Gestão e Coordenação de Equipas e Gestão de Recursos Humanos e Vendas. Também já trabalhei no MacDonald`s quando tinha 18 anos e adorei o espírito de equipa… mais os gelados, e na Oliveira Irmão, nas férias, como operária fabril.
Isto tudo para contar que já fui a entrevistas para vendedora, marketeer, assistente de marketing ... entre muitos outros, mas nunca me senti enganada como hoje e que vou passar a relatar:
No domingo à noite, respondi a uma dúzia de anúncios que pediam colaboradores, um deles achei muito interessante que foi a SOCIALKIDS Associação de Apoio Social. Precisavam de colaboradores, para promoção e vendas e também para telemarketing, pagavam ordenado base mais comissão.
Como muitos outros, respondi sem procurar nada sobre a empresa.
Ai de mim se fosse verificar e procurar dados de todas as empresas dos anúncios a que já respondi...
Mas qual não é o meu espanto e alegria quando vejo na manhã do dia seguinte (ontem), que Associação me respondeu, marcando-me uma entrevista para o dia seguinte (hoje).
Uauu! Senti aquela felicidade incauta do desempregado que delira com uma luzinha ao fundo do túnel...
E lá fui hoje à entrevista! Cheirosa e linda e fresca como convém, para me impressionar a mim própria! Para criar um ambiente psicológico de optimismo e esperança! Para acreditar em mim! Para mostrar assertividade logo na primeira impressão!
Mesmo levando GPS, tive dificuldade em achar a empresa. Tudo bem.. Acontece… aquelas maquinetas não são perfeitas… A farmácia que ficava quase em frente não conhecia a empresa-associação… Ok… “Devem ser muito discretos” – pensei eu. Os trabalhadores da obra EM FRENTE, nunca tinham ouvido falar da dita cuja… Hum… “Bem, os homens que trabalham nas obras costumam reparar noutras coisas…” – justifiquei eu. Mas uma senhora que estava de rabo para o ar apanhar couves, lá me esticou o dedo e questionou se não seria aquela moradia, onde estava mais gente à espera. Pois, era possível… Admiti eu, admitindo igualmente que fosse entrar num lanche da IURD.
Era lá, de facto. Mas… Nem placa, nem autocolante de vinil, nem uma tabuleta artesanal e risível, nem uma faixa de pano escrita à mão… nadinha! Nada que identificasse que estávamos perante uma Associação ou algo digno desse nome.
E lá entrei, juntamente com a pequena trupe de candidatos. Sentámo-nos, dez almas esperançosas à volta de uma mesa e durante 1h, sim... uma hora, esperámos pelo Director da Associação, Carlos Azevedo. Tive tempo para fazer um balanço da minha vida, de observar todos os tiques dos meus parceiros de desemprego, e também para juntar várias peças do puzzle que se mostrava cada vez mais óbvio: A Associação não tem site activo; as notícias que aparecem, se fizermos pesquisa no GOOGLE, é de um caso de alegada fraude, em que a associação promoveu um peditório (falso peditório para Carmen) sem conhecimento e autorização dos pais da crianças em causa.
Abordámos o assunto com uma das colaboradoras, que nos explicou que tudo tinha sido um mal entendido, e que o assunto estava no advogado, era tudo uma mentira… Mas a bochecha da senhora tremia nervosamente…
E lá chega o atrasado Presidente da Associação para nos falar do essencial, contratos, ordenado base, e outros assuntos.
Ordenado base?? Não, ordenado base era mentira, tinha a designação e a realidade de… ajudas de custo e consistia em 20€ diários e só se conseguisse no mínimo 75€ em doações, se ao 3.º dia não se atingisse o objectivo seriamos convidados abandonar Associação e mostrarmos gratidão por aquela magnífica oportunidade…
Foi uma risota total, entre risos revoltados, risos desanimados e risos de punho fechado…
Afinal o anúncio, para ser sério, deveria dizer “Procura-se ANGARIADOR DE DONATIVOS À COMISSÃO”.
Ah, e quanto ao anunciado ordenado base, tudo era afinal obra da má interpretação de uma colaboradora brasileira, certamente menos familiarizada com o idioma de Camões… praticado em Portugal.
Levantamo-nos todos e saímos com ímpetos terroristas a explodir e, claro, se alguém perguntasse pela SOCIALKIDS, também encolheríamos os ombros… ou então indicávamos a morada da polícia…
Adenda: Através deste post e por causa deste post, surgiu um outro ESTE (clica aqui) , aqui neste mesmo blog, com o intuito de conseguirmos uma recolha de sangue para salvar a Carmen, ou.. outra uma outra pessoa qualquer com o mesmo problema.

Psicodinâmica das cores em Marketing

A utilização da cor numa campanha de Marketing, não é escolhida de animo leve. As cores fazem parte da vida de cada um de nós, e no marketing é necessário saber utilizá-las de forma a que a mensagem chegue ao consumidor da forma prevista.
Uma campanha, ou um produto, uma marca ou algo que contenha cor quando vem "para a rua", tudo foi pensado ao pormenor, pensando em toda a estratégia e a cor, não é escolhida em função do gosto do Marketeer, mas sim na mensagem que a empresa quer passar.

As empresas sabem as cores que vendem e aquelas que se devem evitar a todo o custo, ou seja, a cor pode ajudar a construir um negócio.

Por exemplo:

Vermelho: Esta cor é considerada como cor primária que se refere às necessidades básicas como comer, vestir, proteger e abrigar. Tem uma imagem forte e activa.

Branco: É uma cor de fundo a utilizar, pois é muito boa para que as outras cores, se tornem intensas fortes e a realçar. Numa marca ela passa uma imagem esterilizada e de limpeza.
Laranja: É uma cor alegre e agitada, faz com que o cliente consuma mais. Boa para utilizar em restaurantes, por exemplo.
Amarelo: É uma cor muito utilizada, a meu ver às vezes mal utilizada, pois esta cor atrai os olhos e de alguma forma estimula os nervos. Às vezes pode causar é danos pois pode aumentar o nível de ansiedade e da tensão arterial, a pessoa é então obrigada a tomar decisões por impulso ou espontaneas, por vezes, por causa desta pressão, desistem sem perceberem porquê.
E muitas, muitas e muitas outras cores são utilizadas...

Se se pesquisar, no google, encontra-se variadíssimas interpretações das cores, e de muitas mais cores, e até de todas as que existem e outras inventadas, se é que isso é possível.
De uma forma geral, de alguma forma o contexto acaba por ajudar o consumidor a perceber o significado.

Ora vejamos:
Porque é que o diabo é vermelho e a coca-cola também? Haverá relação?

Sabe-se que no Oriente, o vermelho é conseguido de fontes naturais para extrair este pigmento, mas já no Ocidente isso não é assim.

Será que sabem que o Brasil se chama Brasil, porque lá crescia árvores de nome "Pau-Brasil" de onde extraiam líquido vermelho para tingir os tecidos? Claro que só os Reis e os nobres, vestiam com essa cor, e ela foi sempre associada a riqueza, poder.

Então e... a coca-cola e o diabo?

O diabo não é o simbolo da tentação? Pois a coca-cola é a tentação dentro de uma garrafa ...

domingo

Embalagem especial de natal da Coca-cola


A Coca-cola desenvolveu esta embalagem, especial, a parecer-se com a barriga proeminente do Pai-Natal.
O objectivo é que no final de se consumir, aproveitar-se as garrafas como efeite da árvore de Natal. Esta ideia, já utilizada no ano passado, este ano foi ampliada para a Sprite e Coca-Cola Diet.
As embalagens podem ser encontradas na rede americana WalMart e no eBay.

segunda-feira

Campanha original "Find a Cure Before I Grow UP"




Campanha contra o cancro de mama, e como todas as campanhas, a originalidade é a ponte mais curta para a obtenção do sucesso da mesma.
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*Contra o Cancro (LPCC).
Cancro da mama mata quatro mulheres por dia em Portugal
"Todos os dias são detectados 13 novos de casos de cancro da mama e em Portugal morrem diariamente quatro a cinco mulheres», afirmou Mário Bernardo, coordenador do programa de exames de rastreio do cancro da mama na zona sul do país promovido pela LPCC desde 1997"

Publicidade em cartões de embarque


As marcas e a forma como tentam chegar junto do consumidor é uma inovação constante. É o caso da companhia aérea Ryanair que vai passar a exibir publicidade nos cartões de embarque. Esta medida permite à companhia a obtenção de mais receitas enquanto que para as marcas torna-se numa forma de chegar a mais consumidores.

domingo

Sony Ericsson aposta nas redes sociais para o Mundial

A Sony Ericsson diz-se uma empresa consciênte e por isso diz que utilizando sites como facebook e twitter atinge mais fácilmente o seu público. Quer também evitar a convencional e dispendiosa publicidade na televisão, apostando desta forma nas redes sociais nesta primeira incursão como uma das patrocionadoras do Mundial 2010 em África do Sul.

Quem afirma a estratégia é o diretor de marketing da Sony Ericsson, Calum MacDougall, numa entrevista à Reuters.

sábado

Agências de notícias BATIDAS pelas Redes Sociais

"Quem estivesse no Facebook ou no Twitter na madrugada de quinta-feira ficaria rapidamente mais bem informado sobre o sismo do que quem estivesse dependente da televisão." notícia adiantada pelo Diário de Notícias de hoje.
Na madrugada de quinta-feira, fui acordada por uma pessoa de família, estudante em Coimbra, a contar-me o que tinha sentido. Um sismo tinha abalado o quarto onde vive.
Ainda me ri, e brinquei com ela, sugeri que tinha sido algum camião que tivesse passado, ou um sonho mais ou menos violento. Na televisão, nada se estava a dizer ... meio baralhada assentiu e foi dormir.
Só na manhã seguinte começaram as notícias. Afinal era verdade ... o maior sismo em 40 anos fora sentido.
Só aí me dei ao trabalho de ir à net e pesquisar, e como o Jornal de Notícias notícia hoje, as redes sociais, estavam repletos de relatos do sismo, e de testemunhos provando desta forma que as redes sociais foram mais rápidas a dar a notícia do que qualquer canal de informação existente. No meu próprio twitter estavam relatos do sismo pouco tempo depois de terem acontecido.
No fínal da notícia do DN diz algo que demonstra isto muito bem:
"Ontem, no Twitter, comentava um utilizador, sardonicamente: "'Foi o sismo mais intenso dos últimos 40 anos', dizem na SIC, RTP1, TVI. Mas eles só o sentiram muitas horas depois". "

quarta-feira

Telemóvel da Google

Sengundo notícia divulgada na Marketeer, já se encontram em testes o primeiro telemóvel "Google Phone". O motor de busca mais utilizado do mundo a Google, prepara-se para lançar um SmarPhone em pareceria com a HTC.


5 sentidos na loja Bershka


No âmbito da disciplina Comportamento do Consumidor, da Licenciatura em Gestão de Marketing do IPAM - Marketing School for Business, de Aveiro, no dia 24 de Maio de 2007 realizei uma observação da loja Bershka no Forum em Aveiro.

Observei o seguinte e tendo em linha de conta o apelo aos 5 sentidos:

.A loja Bershka é muito iluminada (artificialmente), o que faz com que se destaque, quem passa de fora, mesmo num dia de sol. As roupas são muito coloridas e estavam dispostas por cores. Tinha música alta de ritmo acelerado. Todos os preços mais baixos, estavam em grande destaque, a partir dos 3.95€, em locais estratégicos da loja, estando rodeados de peças de preços mais elevados.
Também se verificou, que a Bershka, utiliza estratégias de marketing para chamar atenção dos seus clientes, e tem em atenção os sentidos:
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Tacto: Esta é a forma mais intensa de e imediata para conhecer e explorar o mundo. A Bershka tem todas as suas roupas e acessórios a um nível acessível, onde se é permitido e quase que apelativo, contactar e tocar em cada peça. Têm em noção e sabem o quão é importante o “ter na mão”, o prazer e o poder que dá segurar e experimentar, que faz com que permita desenvolver a imaginação e o sentimento de posse, para além da confiança que transmite em conhecer melhor o produto.
O Tacto também faz parte da avaliação do produto, o consumidor pega na peça de roupa ou de bijouteria antes de a comprar.

Audição: Outro sentido também muito importante. A Bershka têm sempre música alta de batimentos rápidos, faz com que as compras sejam de decisão mais rápida.
A música pode funcionar como elemento persuasor, ainda que já seja utilizada como enriquecedora. Estudos concluíram que há um aumento das respostas emocionais via respostas corporais e batimentos cardíacos (considerados como duas manifestações fisiológicas de uma resposta emocional), devido à influência da música.


Visão: É através da visão que a maioria dos consumidores entende, a mensagem e os valores que a marca quer transmitir.
A Bershka com a sua extrema iluminação, traz vida à loja, aliada à música e a interacção das cores, que quase que cheiravam a verão com cores frescas e claras, fazem atrair consumidores, determinando o seu estado de espírito.
A Loja tem focos de preços baixos, rodeados por outros mais altos, também é uma forma de chamar atenção e fazer com que os clientes, não deixem de visitar nenhum dos cantos.

Olfacto: Subestimado pela Bershka, é o segundo sentido mais poderoso e pode estabelecer ligações emocionais. Talvez se apostassem mais neste sentido, veriam aumentar o valor dispendido por cada cliente.

Paladar: Um outro sentido, muitas vezes esquecidos. Neste caso, a Bershka tinha um balão de vidro com rebuçados, para adoçar a boca de quem lá entrasse.
Esta atitude da Berskha também se pode dizer que é uma forma de interacção entre cliente e empregadas, que dão a face à marca e à loja.
Para ENGEL et all, (1995) a comida é uma forma de troca social, e que em muitas culturas está envolvida em significados especiais e diferentes, pelo que é uma boa oportunidade de interacção social e cultural.

As sensações podem fazer com que tenham o poder de transportar um consumidor para outras dimensões, fantasias e imaginação, assim como recordações, nas quais se sentem confortáveis e seguras.

Classe Social


Quando efectuamos um estudo, é quase sempre necessário aferir a classe social do consumidor e como obtemos uma classe social?

A classe é o resultado das características que um individuo possui e que os outros indivíduos da sociedade desejam e às quais atribuem um grande valor. A educação, a ocupação, a possessão de propriedades influenciam a posição social. A posição social desde a classe mais baixa (aqueles que têm poucos ou nenhuns dos factores socio-económicos desejados pela sociedade), até à classe mais alta, que possui muitas das características socio-económicas consideradas pela sociedade como desejáveis e de status elevado. Os indivíduos com diferentes posições sociais geralmente têm diferentes necessidades e padrões de consumo.
Segundo SOLOMON (2002) todas as sociedades podem ser grosseiramente divididas em “tem” e “não tem” (embora às vezes ter, seja uma questão de grau)”.
O facto dos membros de cada classe social terem um conjunto único de comportamentos faz com que este conceito se torne relevante para os especialistas de marketing.
As classes sociais se tornam determinantes para o mercado, pois o comportamento dentro delas pode determinar o poder de decisão de compra de todo o grupo.
Os membros de uma mesma classe social partilham certos valores, atitudes e comportamentos por possuírem características socio-económicas similares; contudo, não constituem um grupo em termos formais, nem se reúnem nem comunicam com tal.
As classes sociais apresentam contudo cinco características fundamentais:
Existem vários critérios que procuram medir as classes sociais, mas nenhum deles tem aceitação universal; o de maior aceitação é a classificação ABCD, que tem o rendimento como único indicador:
· Classe A ® Alta
· Classe B ® Média Alta
· Classe C ® Média Baixa
· Classe D ® Baixa
A classificação ABCD pode igualmente fazer-se tendo como indicador a profissão/ ocupação.
Aos profissionais de Marketing interessa determinar se as diferenças entre classes sociais dão lugar a comportamentos de compra diferenciados, o que se comprova na maior parte dos casos, tanto no tipo de produtos que adquirem como na forma e locais de aquisição.

Líders de Opínião


No Post anterior falou-se em grupos de referência, e dentro desse grupo de referência falou-se em líders de opinião, parece-me pertinente, neste tópico, aprofundar um pouco e esclarecer o que são e qual o papel de um Líder de Opinião.
Dentro dos grupos sociais, cada um dos indivíduos desempenha uma função, um papel. São estes papéis que determinam o grau de influência entre os indivíduos.
Pode-se distinguir uma certa hierarquia de influência na estrutura interna do grupo. As pessoas com capacidade de influir no comportamento de outros são os líderes de opinião.
Os líderes de opinião caracterizam-se por ser mais entusiastas, inteligentes, seguros de si mesmos ou dominantes que o resto do grupo, para além de transmitir essa segurança e um sentimento de desinteresse pessoal. São os que fixam as normas do grupo, tanto por uma posição superior no que se refere a conhecimentos, como pela sua posição laboral, suas atitudes de domínio e reconhecimento público.

Grupos de referência




Para CHURCHILL & PETER (2000) os grupos de referência são aqueles grupos de pessoas que influenciam os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos do consumidor.
Um grupo de referência é um conjunto de indivíduos que influem no comportamento de duas ou mais pessoas, que se identificam com eles por alguma razão. Dentro destes distinguimos entre os grupos primários, nos quais existe uma interacção directa e contínua com um carácter informal; e os secundários, onde a interacção é menos continuada com um carácter mais formal.
A utilidade destes grupos para o marketing, vem fundamentalmente da existência de líderes de opinião, os quais têm uma grande força de persuasão sobre os consumidores. Isto deve-se ao facto destas personagens terem alcançado o êxito e um prestígio reconhecido entre os consumidores.

terça-feira

Comportamento do Consumidor - Atitude

Quando se fala em estudar o Comportamento do Consumidor e de acordo com SOLOMON (2002) é fundamental que se entenda o que o consumidor gosta e o que não gosta.
É a esse conjunto de impressões que se dá o nome de atitude, que, de acordo com o autor, poderia mais formalmente ser descrita como uma avaliação geral feita pelo consumidor.
Podemos definir atitude como a predisposição para responder de uma forma consciente (favorável ou desfavoravelmente) a um objectivo ou a conjuntos de objectivos.
O conceito de atitude foi entretanto ampliado, realçando-se o seu aspecto multidimensional, ou seja, considerando-se as atitudes constituídas por três componentes: as crenças (cognitivo), a valorização (afectivo) e a tendência para a actuação (comportamental).
As atitudes evoluem ao longo do tempo, através, de um processo de aprendizagem, e são afectadas por influências familiares e de grupos sociais (a que se pertence ou a que se pretende pertencer), pela informação recebida, pela experiência e pela personalidade.

quarta-feira

Cara nova no blog - a transformação

Hoje o blog sofreu a sua primeira transformação, mudaram-se as cortinas, pintou-se a sala e todas as outras divisões.

Convidou-se alguns colegas do ISCAA da Universidade de Aveiro, para no âmbito da disciplina de Internet Marketing, aumentar o número de visitas e fazer uma mascote para o blog.

Os colegas são a Ana Isabel, a Graciela, o Ricardo e o André que comigo, frequentam a pós-graduação em Marketing.

O objectivo a que nos propomos até Fevereiro de 2010 é aumentar o número de visitantes em 100% e triplicar o número de páginas visitadas.

Para isso, iremos recorrer ao auxilio das Redes Sociais (Twitter, Hi5, Facebook, LinkedIn) e E-mails para os amigos, familia e quejandos.

Hoje

sábado

Os 5 sentidos no Marketing




Aproveitar e estimular os sentidos, potenciando uma ligação emocional entre o consumidor e a marca é um objectivo a alcançar pelas empresas.
É também uma forma de diferenciação no mercado que proporciona experiências únicas e vividas exclusivamente pelo consumidor. Essas experiências transformam-se num acto agradável do qual o consumidor retira prazer e diversão.
Despertar os sentidos humanos é uma forma mais intensa, directa e eficaz de comunicar, e embora sejam um meio decisivo para captar informações preponderantes no ponto de vista do consumidor, não são verdadeiramente aproveitados e explorados no âmbito das lojas, do produto, do embrulho, do design e da publicidade.
Em termos de importância, a visão destaca-se no primeiro lugar, e em segundo lugar o olfacto, e só depois se encontra a audição, paladar e, por fim, o tacto.
Apesar de todos os sentidos serem importantes, a maior parte da comunicação de marketing é dedicada à visão e apenas uma pequenina parte aos restantes quatro sentidos.

sexta-feira

Bershka - Um fenómeno entre os adolescentes



Efectuou-se uma análise da marca, da loja e do comportamento do consumidor da marca. Realizou-se uma observação dos consumidores na loja e um inquérito.

Através dos inquéritos, efectuados à porta da loja Bershka, no fórum em Aveiro, verificou-se que todos os inquiridos eram do sexo feminino, 70% solteiras, com idades compreendidas entre os 13 e os 39 anos, sendo que a maior frequência é dos 13 aos 18 anos. Como profissão/ocupação eram na sua maioria estudantes e com habilitações literárias ao nível do ensino secundário.
Relativamente à Bershka, a grande maioria das inquiridas demonstrou ter uma atitude favorável face à marca, sendo ainda de referir que a maior parte das inquiridas pertence à classe média alta e alta.
Quando cruzamos dados como classe social com o motivo que levam a comprar na Bershka, tem-se resultados no mínimo interessantes, a classe alta e média alta, responde que vão à Bershka porque os preços são acessíveis a classe média e baixa, dizem, na sua maioria que compram devido ao estilo próprio e definido da marca que combina com elas próprias estando no primeiro caso presentes necessidades básicas e no segundo necessidades de estima, tal como foram apresentados por Maslow, quase que permitindo afirmar que a classe baixa preocupa-se mais com a percepção que os outros têm dela e que a classe alta não tem, pelo menos aparentemente, essa preocupação.
Quanto ao com quem fazem as compras, é também de referenciar, que a classe alta e média alta, vão, na sua maioria com a família enquanto que as restantes preferem os amigos na hora de escolher e comprar roupa. Mais uma vez se evidencia a importância do grupo na selecção da roupa e a presença dos pais/família talvez para efectuar o pagamento, uma vez que a maioria dos nossos inquiridos são estudantes e como tal sem rendimento.
Verifica-se também que não compram pela qualidade dos produtos em si, mas sim pelo preço, ou seja necessidades fisiológicas e também pelo estilo da roupa.

A Berskha apresenta-se como uma marca económica que permita estar na moda, a preços acessíveis e portanto agrada às diversas classes sociais, ainda que possa ser por motivos diferentes, isto é motivos básicos e motivos de estima e reconhecimento.
Estudo publicado na integra em:

sexta-feira

Tradutor em tempo real

Deixo aqui uma ferramenta que pode ser bastante útil, um tradutor de textos em tempo real. À medida que se vai escrevendo ele vai traduzindo. Mais, ele detecta o idioma automáticamente e traduz automáticamente para a língua pré defenida:
http://tradukka.com/

BIBLIOTECA DIGITAL MUNDIAL DA UNESCO

Arquivo cultural! Um presente da Unesco, para o mundo inteiro, disponível em www.wdl.org e reúne mapas, textos, fotos, gravaçoes e filmes de todos os tempos e explica em sete idiomas as jóias e relíquias culturais de todas as bibliotecas do planeta.
Entre os documentos mais antigos há alguns códices pre colombianos, graças à contribuiçao do México, e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei de Espanha em 1562. Os tesouros incluem o Hyakumanto darani , um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso dahistória; um relato dos azetecas que constitui a primeira mençao do Menino Jesus no Novo Mundo; trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra; ossos utilizados como oráculos e esteiras chinesas; a Bíblia de Gutenberg; antigas fotos latino-americanas da Biblioteca Nacional do Brasil e a célebre Bíblia do Diabo, do século XIII, da Biblioteca Nacional da Suécia.
O acesso é gratuito!!
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"Pensa nas coisas grandes enquanto fazes as pequenas"
Alvin Tofller

quinta-feira

Disneyland Paris - fracasso inicial


Em 1992, com ajuda do governo francês, a Eurodisney abre as portas ao público, a uns escassos 32 km de Paris. Previa-se ser a maior atracção turística da Europa e proporcionaria 10 mil postos de trabalho. Tóquio abre uns anos antes, a “Tokyo Disneyland”, em 1982 e teve 10 milhões de visitantes, logo no primeiro ano. Como a WaltDisney era a maior detentora de participação, convenceu os investidores do infalível sucesso do parque de diversões.
Mas o inesperado aconteceu e a Eurodisney Resort, revelou-se um cataclismo cultural. E os quase 11 milhões de turistas previstos ficaram-se apenas por 500 mil.
A Eurodisney é um reino mágico, representa o mundo da fantasia, dos sonhos e da diversão, então porquê o fracasso da Eurodisney, se a WaltDisney era uma das maiores e mais reconhecidas marcas mundiais?!

O fracasso inicial da Eurodisney deve-se ao facto de não ter sido feito uma adaptação de estratégias às características do mercado europeu. Preferiram fazer uma réplica dos outros parques temáticos dos EUA, na França. Existem muitas diferenças como por exemplo, o nível económico, o nível de vida, o poder de compra, os gostos e hábitos e diferentes valores e culturas. A cultura americana e a cultura francesa chocaram por estas serem opostas.
Uma marca por mais conhecida que seja, precisa sempre de estudos de mercados, que nos permitam analisar a cultura e o meio onde queremos inserir o produto, obrigada assim a definir uma estratégia de marketing mais adequada ao país onde vai actuar.