terça-feira

Psicodinâmica das cores em Marketing

A utilização da cor numa campanha de Marketing, não é escolhida de animo leve. As cores fazem parte da vida de cada um de nós, e no marketing é necessário saber utilizá-las de forma a que a mensagem chegue ao consumidor da forma prevista.
Uma campanha, ou um produto, uma marca ou algo que contenha cor quando vem "para a rua", tudo foi pensado ao pormenor, pensando em toda a estratégia e a cor, não é escolhida em função do gosto do Marketeer, mas sim na mensagem que a empresa quer passar.

As empresas sabem as cores que vendem e aquelas que se devem evitar a todo o custo, ou seja, a cor pode ajudar a construir um negócio.

Por exemplo:

Vermelho: Esta cor é considerada como cor primária que se refere às necessidades básicas como comer, vestir, proteger e abrigar. Tem uma imagem forte e activa.

Branco: É uma cor de fundo a utilizar, pois é muito boa para que as outras cores, se tornem intensas fortes e a realçar. Numa marca ela passa uma imagem esterilizada e de limpeza.
Laranja: É uma cor alegre e agitada, faz com que o cliente consuma mais. Boa para utilizar em restaurantes, por exemplo.
Amarelo: É uma cor muito utilizada, a meu ver às vezes mal utilizada, pois esta cor atrai os olhos e de alguma forma estimula os nervos. Às vezes pode causar é danos pois pode aumentar o nível de ansiedade e da tensão arterial, a pessoa é então obrigada a tomar decisões por impulso ou espontaneas, por vezes, por causa desta pressão, desistem sem perceberem porquê.
E muitas, muitas e muitas outras cores são utilizadas...

Se se pesquisar, no google, encontra-se variadíssimas interpretações das cores, e de muitas mais cores, e até de todas as que existem e outras inventadas, se é que isso é possível.
De uma forma geral, de alguma forma o contexto acaba por ajudar o consumidor a perceber o significado.

Ora vejamos:
Porque é que o diabo é vermelho e a coca-cola também? Haverá relação?

Sabe-se que no Oriente, o vermelho é conseguido de fontes naturais para extrair este pigmento, mas já no Ocidente isso não é assim.

Será que sabem que o Brasil se chama Brasil, porque lá crescia árvores de nome "Pau-Brasil" de onde extraiam líquido vermelho para tingir os tecidos? Claro que só os Reis e os nobres, vestiam com essa cor, e ela foi sempre associada a riqueza, poder.

Então e... a coca-cola e o diabo?

O diabo não é o simbolo da tentação? Pois a coca-cola é a tentação dentro de uma garrafa ...

2 comentários:

  1. Anónimo00:45

    NADA A VER..........

    ResponderEliminar
  2. Então agradeço que dê a sua opinião :)
    Será bom para todos.
    Obrigada

    ResponderEliminar