quarta-feira

Classe Social


Quando efectuamos um estudo, é quase sempre necessário aferir a classe social do consumidor e como obtemos uma classe social?

A classe é o resultado das características que um individuo possui e que os outros indivíduos da sociedade desejam e às quais atribuem um grande valor. A educação, a ocupação, a possessão de propriedades influenciam a posição social. A posição social desde a classe mais baixa (aqueles que têm poucos ou nenhuns dos factores socio-económicos desejados pela sociedade), até à classe mais alta, que possui muitas das características socio-económicas consideradas pela sociedade como desejáveis e de status elevado. Os indivíduos com diferentes posições sociais geralmente têm diferentes necessidades e padrões de consumo.
Segundo SOLOMON (2002) todas as sociedades podem ser grosseiramente divididas em “tem” e “não tem” (embora às vezes ter, seja uma questão de grau)”.
O facto dos membros de cada classe social terem um conjunto único de comportamentos faz com que este conceito se torne relevante para os especialistas de marketing.
As classes sociais se tornam determinantes para o mercado, pois o comportamento dentro delas pode determinar o poder de decisão de compra de todo o grupo.
Os membros de uma mesma classe social partilham certos valores, atitudes e comportamentos por possuírem características socio-económicas similares; contudo, não constituem um grupo em termos formais, nem se reúnem nem comunicam com tal.
As classes sociais apresentam contudo cinco características fundamentais:
Existem vários critérios que procuram medir as classes sociais, mas nenhum deles tem aceitação universal; o de maior aceitação é a classificação ABCD, que tem o rendimento como único indicador:
· Classe A ® Alta
· Classe B ® Média Alta
· Classe C ® Média Baixa
· Classe D ® Baixa
A classificação ABCD pode igualmente fazer-se tendo como indicador a profissão/ ocupação.
Aos profissionais de Marketing interessa determinar se as diferenças entre classes sociais dão lugar a comportamentos de compra diferenciados, o que se comprova na maior parte dos casos, tanto no tipo de produtos que adquirem como na forma e locais de aquisição.

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