sexta-feira

Bershka - Um fenómeno entre os adolescentes



Efectuou-se uma análise da marca, da loja e do comportamento do consumidor da marca. Realizou-se uma observação dos consumidores na loja e um inquérito.

Através dos inquéritos, efectuados à porta da loja Bershka, no fórum em Aveiro, verificou-se que todos os inquiridos eram do sexo feminino, 70% solteiras, com idades compreendidas entre os 13 e os 39 anos, sendo que a maior frequência é dos 13 aos 18 anos. Como profissão/ocupação eram na sua maioria estudantes e com habilitações literárias ao nível do ensino secundário.
Relativamente à Bershka, a grande maioria das inquiridas demonstrou ter uma atitude favorável face à marca, sendo ainda de referir que a maior parte das inquiridas pertence à classe média alta e alta.
Quando cruzamos dados como classe social com o motivo que levam a comprar na Bershka, tem-se resultados no mínimo interessantes, a classe alta e média alta, responde que vão à Bershka porque os preços são acessíveis a classe média e baixa, dizem, na sua maioria que compram devido ao estilo próprio e definido da marca que combina com elas próprias estando no primeiro caso presentes necessidades básicas e no segundo necessidades de estima, tal como foram apresentados por Maslow, quase que permitindo afirmar que a classe baixa preocupa-se mais com a percepção que os outros têm dela e que a classe alta não tem, pelo menos aparentemente, essa preocupação.
Quanto ao com quem fazem as compras, é também de referenciar, que a classe alta e média alta, vão, na sua maioria com a família enquanto que as restantes preferem os amigos na hora de escolher e comprar roupa. Mais uma vez se evidencia a importância do grupo na selecção da roupa e a presença dos pais/família talvez para efectuar o pagamento, uma vez que a maioria dos nossos inquiridos são estudantes e como tal sem rendimento.
Verifica-se também que não compram pela qualidade dos produtos em si, mas sim pelo preço, ou seja necessidades fisiológicas e também pelo estilo da roupa.

A Berskha apresenta-se como uma marca económica que permita estar na moda, a preços acessíveis e portanto agrada às diversas classes sociais, ainda que possa ser por motivos diferentes, isto é motivos básicos e motivos de estima e reconhecimento.
Estudo publicado na integra em:

Sem comentários:

Enviar um comentário