quarta-feira

5 sentidos na loja Bershka


No âmbito da disciplina Comportamento do Consumidor, da Licenciatura em Gestão de Marketing do IPAM - Marketing School for Business, de Aveiro, no dia 24 de Maio de 2007 realizei uma observação da loja Bershka no Forum em Aveiro.

Observei o seguinte e tendo em linha de conta o apelo aos 5 sentidos:

.A loja Bershka é muito iluminada (artificialmente), o que faz com que se destaque, quem passa de fora, mesmo num dia de sol. As roupas são muito coloridas e estavam dispostas por cores. Tinha música alta de ritmo acelerado. Todos os preços mais baixos, estavam em grande destaque, a partir dos 3.95€, em locais estratégicos da loja, estando rodeados de peças de preços mais elevados.
Também se verificou, que a Bershka, utiliza estratégias de marketing para chamar atenção dos seus clientes, e tem em atenção os sentidos:
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Tacto: Esta é a forma mais intensa de e imediata para conhecer e explorar o mundo. A Bershka tem todas as suas roupas e acessórios a um nível acessível, onde se é permitido e quase que apelativo, contactar e tocar em cada peça. Têm em noção e sabem o quão é importante o “ter na mão”, o prazer e o poder que dá segurar e experimentar, que faz com que permita desenvolver a imaginação e o sentimento de posse, para além da confiança que transmite em conhecer melhor o produto.
O Tacto também faz parte da avaliação do produto, o consumidor pega na peça de roupa ou de bijouteria antes de a comprar.

Audição: Outro sentido também muito importante. A Bershka têm sempre música alta de batimentos rápidos, faz com que as compras sejam de decisão mais rápida.
A música pode funcionar como elemento persuasor, ainda que já seja utilizada como enriquecedora. Estudos concluíram que há um aumento das respostas emocionais via respostas corporais e batimentos cardíacos (considerados como duas manifestações fisiológicas de uma resposta emocional), devido à influência da música.


Visão: É através da visão que a maioria dos consumidores entende, a mensagem e os valores que a marca quer transmitir.
A Bershka com a sua extrema iluminação, traz vida à loja, aliada à música e a interacção das cores, que quase que cheiravam a verão com cores frescas e claras, fazem atrair consumidores, determinando o seu estado de espírito.
A Loja tem focos de preços baixos, rodeados por outros mais altos, também é uma forma de chamar atenção e fazer com que os clientes, não deixem de visitar nenhum dos cantos.

Olfacto: Subestimado pela Bershka, é o segundo sentido mais poderoso e pode estabelecer ligações emocionais. Talvez se apostassem mais neste sentido, veriam aumentar o valor dispendido por cada cliente.

Paladar: Um outro sentido, muitas vezes esquecidos. Neste caso, a Bershka tinha um balão de vidro com rebuçados, para adoçar a boca de quem lá entrasse.
Esta atitude da Berskha também se pode dizer que é uma forma de interacção entre cliente e empregadas, que dão a face à marca e à loja.
Para ENGEL et all, (1995) a comida é uma forma de troca social, e que em muitas culturas está envolvida em significados especiais e diferentes, pelo que é uma boa oportunidade de interacção social e cultural.

As sensações podem fazer com que tenham o poder de transportar um consumidor para outras dimensões, fantasias e imaginação, assim como recordações, nas quais se sentem confortáveis e seguras.

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