quarta-feira

Grupos de referência




Para CHURCHILL & PETER (2000) os grupos de referência são aqueles grupos de pessoas que influenciam os pensamentos, os sentimentos e os comportamentos do consumidor.
Um grupo de referência é um conjunto de indivíduos que influem no comportamento de duas ou mais pessoas, que se identificam com eles por alguma razão. Dentro destes distinguimos entre os grupos primários, nos quais existe uma interacção directa e contínua com um carácter informal; e os secundários, onde a interacção é menos continuada com um carácter mais formal.
A utilidade destes grupos para o marketing, vem fundamentalmente da existência de líderes de opinião, os quais têm uma grande força de persuasão sobre os consumidores. Isto deve-se ao facto destas personagens terem alcançado o êxito e um prestígio reconhecido entre os consumidores.

1 comentário:

  1. Interessante esse conceito porque podemos perceber que mesmo sendo uma ação individual acessar a internet estando nela o visitante ou a visitante recebe "palpites" pré - concebidos que pode leva-lo ou leva-la a realizar uma compra, ou deixar de acessar um site/blog.

    No entanto os grupos de referência são diversos e essa diversidade gera um efeito colateral representado em grupos homofóbicos,racistas, em que pessoas também tornam-se lideres e arregimentam seguidores para colocar sua ideologia em prática.

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