terça-feira

Liderança Poder e Autoridade


Há muito tempo que se cai na tentação de confundir, a liderança, poder e autoridade.

Afinal são áreas totalmente diferentes, mas que se interligam e se relacionam na perfeição. Vejamos: A Liderança mobiliza, o Poder influencia e a Autoridade ordena.

A Liderança contém uma certa “mística” dos heróis que mobilizam as tropas com o seu grito triunfal…

Como constato não é só o grito que atrai as pessoas, mas sim, quando o líder entende as necessidades, medos, desejos, pontos de vista do outro, e é aí que começa uma liderança forte e segura.

A Liderança é um processo de observação, aprendizagem e de desenvolvimento e não um lugar só para alguns “sortudos” ou “abençoados” com a espada de Merlin.

A Liderança tem características fortes e pode ser conseguida com sacrifício e algum treino. Algumas das características importantes são a humildade, auto-domínio, lealdade, capacidade para motivar elementos de um grupo, entre muitos outros.

É preciso referir que há muitos estilos de lideranças e cada um com aspectos positivos e negativos, aliás como em tudo.

Quanto ao Poder, esse é um dom desejado por todos, torna-se por vezes “mágico” e “sedutor”, no entanto, pode ter o seu lado escuro também.

É uma força que domina, que influencia com a habilidade de impor sem alternativas.

Algumas das características que se obtêm com o poder é a visibilidade, a relevância, as relações de negócios...

Verifico no entanto que a distância entre a Liderança e o Poder pode ser ínfima.

A autoridade, essa não é mais que aceitação das ordens, desde que seja compreendida e esteja dentro das funções do subordinado, o que, dentro da pressão, obedece a qualquer ordem.

Ela é limitada pelo tempo de duração do cargo e pelo local onde ela esteja a ser exercida. Não é preciso treinos nem livros para exercer autoridade, basta-lhe o lugar…
Existe uma relação entre poder e autoridade sem dúvida, mas também se pode diferenciar e comparar ambas: Enquanto o poder força as pessoas a fazer algo que de outro modo não fariam, a autoridade leva as pessoas a fazer algo que estas mesmas não querendo acabam por fazer devido a legalidade que a autoridade tem.

Sem comentários:

Enviar um comentário