quinta-feira

Comercial Indiano - SOLIDAARIEDADE - Tum Chalo to Hindusta Chale - TOI Lead India "Tree"

Comercial indiano, o que, só por isso, já é uma raridade.

Não bastasse isso, ele não vende nenhum produto. Mostra, antes, o valor do exemplo - da solidariedade.

Isto significa que depende de nós arregaçarmos as mangas e começar a fazer, pois nosso exemplo pode ser a alavanca!!!!

Vale a pena ver:

O Cego e o Marketeer - Estratégia de Marketing

Havia um cego, na calçada de Paris, com um boné e um pedaço de giz:
Sou cego, por favor ajude-me.
Um Gestor de Marketing, que passava na mesma rua, parou e viu umas poucas moedas no chapéu.
Sem pedir licença, pegou no papelão que servia de cartaz e escreveu um outro anúncio. Voltou a colocar tudo no sítio e foi embora.
Ao cair da noite, o marketeer torna a passar, e repara como o boné passou a estar cheio de moedas e notas.
O cego reconheceu-o, pelo seu cheiro ou até mesmo pelas suas pisadas, e perguntou-lhe o que tinha reescrito no cartaz.
"Nada que não esteja de acordo com o seu cartaz, mas com as suas palavras"
Sorrindo, continuou o seu caminho.
O novo cartaz dizia:

"HOJE É PRIMAVERA EM PARIS, E EU NÃO POSSO VÊ-LA"

segunda-feira

Caro ou muito dinheiro - Estudo de caso - Parfois vs Biju - Mercedes vs Citroen


Caro, ou muito dinheiro para a sua carteira?


Normalmente tem-se a tendência para se associar, erradamente, o conceito de caro ou barato ao valor de um determinado produto, sem ter em conta a relação custo/benefício do objecto, mas somente no valor financeiro.
Deve-se ter sempre em conta as vantagens que se recebe entre um produto e outro. Pode-se então dizer que caro é, algo igual que conseguimos na porta ao lado por menos dinheiro. Ou caro é, quando se paga por um produto, mais do que ele nos pode dar de retorno.
No caso da Biju, e da sua concorrente Parfois, fiquei a perceber, que algum publico, nomeadamente mais jovem, considera, erradamente, que a Biju tem preços mais elevados. Ora, considero essa afirmação incorrecta, porque, em produtos iguais, a Biju tem preços iguais ou inferiores à sua concorrente.
O que possivelmente, o consumidor pretende dizer, é que a Biju tem peças de valor mais elevado, mas sem ter em conta o restante, que são mais que meros detalhes, nomeadamente o número de peças iguais no mercado, material, entre outros.
Se se verificar que algo existente é feito com um detalhe minucioso, diferente e quase que exclusivo a nível nacional, talvez se considere, até, que determinada peça é barata.
Ora veja-se de forma mais dramática: Um Mercedes custa, suponhamos, 60 mil euros, é com certeza mais barato que um Citroen XSara Picasso de 25 mil euros.
Embora o Mercedes custe mais dinheiro, poder-se-á dizer que não é caro. Afinal tem uma performance muito superior, é sem duvida mais seguro, extremamente mais confortável e ainda vai dar um status que o segundo não dá. Ora, nada paga a segurança, logo concluir-se-á que um Mercedes é barato. Há quem pense isso pelo status e outras “regalias” que este topo de gama fornece.

Deve-se então ter sempre em conta, quando se vir um produto com preço elevado, o valor que a ele está agregado e só depois exprimir se é caro, barato ou se custa apenas muito dinheiro para os nossos bolsos.

quinta-feira

Inquérito

O Daniel Corujo pediu-me para divulgar o inquérito, com o intuito de recolher o maior número de respostas, se possível. Eu demorei 3 minutos.
"No âmbito da disciplina de Cibercultura, do Curso de Novas Tecnologias da Comunicação, sob a supervisão da Prof.ª Lídia Oliveira (lidia@ua.pt) e da Prof.ª Maria João Antunes (mariajoao@ua.pt) está a ser realizado um estudo que visa compreender o uso que é dado aos dados pessoais que disponibilizamos nos mais diversos serviços electrónicos.

A globalização dos serviços de comunicação, investigação, comércio e interacção nos dias de hoje, levantam questões importantes acerca da informação que fica registada aquando da utilização desses serviços. Este inquérito pretende ser um contributo para a compreensão desta problemática.

Solicita-se o seu contributo neste estudo, cujo preenchimento não demora mais do que 10 minutos."
INQUÉRITO (clicar)

quarta-feira

MODELO Carta de Apresentação Espontanea - adaptar à realidade da empresa

Exemplo de uma carta de apresentação espontanea:

Sónia Corujo Sarrico
Rua xpto de xpto
Localidade 3800-xxx Aveiro

Aveiro, 14 de Abril de 2010
ASSUNTO: Oferta de serviços
.
Exmo(s). Senhor(s) Director(a)
.
Chamo-me Sónia Corujo, tenho 33 anos e sou Licenciada em Gestão de Marketing pelo IPAM - Marketing Scholl for Business de Aveiro com média de 15 valores, actualmente, frequento o Mestrado em Marketing e Redes Sociais - Universidade de Aveiro, tenho 4 anos de experiência profissional na Direcção e Gestão Administrativa e Gestão e Coordenação de Equipas, mas com a recessão que se tem vindo a notar em Portugal, a empresa fechou.
Tenho acompanhado o trabalho desenvolvido pela V/ empresa ao longo dos últimos anos, observei uma postura de mercado que admiro e um projecto na área das telecomunicações, nomeadamente números de audiotexto e de acesso universal com o qual me identifico plenamente e me sinto à vontade.
Por conseguinte, como penso que a minha experiência profissional poderá ser enriquecedora para a V/ empresa, venho oferecer os meus préstimos para uma possível integração nos vossos quadros de pessoal ou colaboração. Penso que a minha experiência profissional e o contacto com a realidade empresarial que adquiri no decorrer dos anos permitir-me-á dar o meu contributo para a empresa de V. Exa..
Agradecendo, desde já, o interesse que a minha candidatura possa merecer, manifesto inteira disponibilidade para esclarecer qualquer questão, caso haja interesse da V. parte para uma entrevista.
Subscrevo-me, com a máxima consideração,
Atenciosamente

Anexo: Curriculum Vitae
(Caso seja possível, é sempre preferível, dirigí-la com o nome do Director de Recursos Humanos, ou responsável. É também muito bom, estudar e saber o que faz a empresa, de forma a usar issocomo ponto de referência, para ajudar a justificar a Carta de Apresentação).

Reflexão - Gabriel Garcia Marquez

“Nenhum homem tem o direito de olhar outro homem de cima para baixo, a não ser para o ajudar a levantar-se”

Ninguém deve mostrar sinais de superioridade ou arrogância, perante um seu semelhante, nem deve evidenciar diferenças e desigualdades (sociais, económicas, religiosas, sejam elas quais forem), que possa haver entre ambos.

O comportamento humano deve guiar-se pela atitude de ajudar, dar sempre algo ao outro e jamais descriminar ou humilhar.

domingo

Campanha SEXO SEGURO a graffiti com pénis e vaginas da IVITY

SIDA: Super Creat - IVITY
"Safe Sex"
*Interdito a púdicos

Simplesmente magnífico:


Publicidade / Anúncio da Google : Parasian Love

Anúncio muito bonito da Google, sem qualquer efeito especial, mas no entanto amoroso e encantador de um Americano que encontra o Amor em Paris.

Com ajuda do Google, claro, tudo é possível!

Consumidores não querem sites a pagar

Porquê comprar uma vaca, quando o leite é gratuito?
.
Segundo a Media Daily News de 17 de Fevereiro, a Ac Nielsen diz que 79% dos usuários de internet, recusam-se a gastar dinheiro para aceder a sites/páginas da internet, assumindo que conseguem essa mesma informação sem qualquer tipo de custos associados. Este estudo foi realizado com 27 000 indivíduos de 52 Países.

quarta-feira

Foi encontrado um dador para a Carmen (menina com leucemia)

É com enorme e imensa alegria que os familiares da Carmen informaram ter encontrado, finalmente, dador compatível de medula óssea.
Quem quiser saber mais clique aqui, onde explica e mostra a alegria em que a família se encontra e o entusiasmo dos amigos, nas msg, que têm desde ontem enviado.
A Carmen já não é só a menina dos pais e da família, ao longo destes meses passou a ser um pouco de todos que se preocuparam, lamentaram e apoiaram como poderam, e muitos deles apenas por palavras no blog.
Felicidades e muitas alegrias para a Carmen.
.
No entanto CAMPANHA EM AVEIRO à procura de dadores de medula óssea vai continuar, felizmente agora não pela Carmen, mas por outras pessoas que esperam este pequeno grande milagre.

sábado

Carmen tem leucemia e procura agora dador em Aveiro

Depois do post, que escrevi aqui no blog (clica aqui) sobre a socialkids ou socialtreta em 5 de Janeiro, onde a tia da da menina a Carmen, me respondeu, fiquei muito interessada em ajudar, e por motivos de saúde não posso ser dadora, então decidi constribuir de outra forma, promovendo e angariando dadores de forma a realizar uma colheita em Aveiro.
A Carmen tem 5 anos, e precisa com urgência de um dador de medula óssea.
Para trazer a CEDACE a Aveiro, de forma a efectuar a colheita de SANGUE, precisamos de 170 pré-inscrições.
Onde se podem inscrever?
No blog da CÁ (clica aqui) no final da página.
Só depois das inscrições podemos marcar uma data, de forma a colheita de sangue, seja efectuada.
Qualquer duvida que tenham, podem colocar no blog da CÁ, ou mesmo através do e-mail da organização da colheita em AVEIRO mjo10@hotmail.com, ou aqui no blog.
Quem quiser, do lado direito do blog, tem uma forma de partilhar este evento através do FACEBOOK, clicando no f e escrevendo no vosso título alusivo ao evento.

terça-feira

SleepBox - caixa de dormir

A Sleepbox é uma pequena caixa de 2m x 1,40m x 2,30m para dormir de forma confortável e segura. Quem está com pressa, e não quer perder tempo, pode descansar tranquilamente dentro da caixa em vez de perder tempo à procura de um hotel/motel ou um hostler qualquer. A Sleepbox foi idealizada para estar presente em locais como estações, aeroportos, zonas públicas, zonas centrais, locais estratégicos onde possa haver um aglomerado de pessoas que estejam cansadas e procuram um local seguro e barato para descansar. Ela tem uma cama com um sistema tipo consultório que muda automaticamente o lençol, tem sistema de ventilaçao, televisão, video, internet, e uma mesa para colocar o portátil ou um outro objecto, tem também espaço para bagagens por baixo do chão.
Se o País tiver um clima ameno até podem estar colocadas na rua. Quanto ao pagamento há tarifas para 15 minutos como para várias horas.
















sexta-feira

Sugestões reais, insólitas e divertidas de marcas conhecidas

Uma amiga enviou-me por e-mail advertências, conselhos, sugestões reais e extremamente pertinentes de marcas conhecidas, relativamente a alguns dos seus produtos.
Aqui vão algumas, devidamente idiotizadas:
Numa embalagem de sabonete Dove:"Indicações: utilizar como sabonete normal"
(Boa! Cabe a cada um imaginar para que serve um sabonete anormal!)

Em algumas refeições congeladas de Iglo:"Sugestão de apresentação: Descongelar"
(É só sugestão! Agora façam dela o que quiserem!)

Na sobremesa Tiramisu, da Tesco, lê-se na parte de baixo da embalagem:"Não inverter a embalagem"
(Opá... agora já n posso comer! Já deviam ter dito antes!!)
No pudim da marca Minipreço:"Atenção: o pudim estará quente depois de aquecido"
(Onde estariamos nós sem os senhores do Minipreço para nos guiarem)
Numa embalagem de tábua de engomar da Rowenta:"Não engomar a roupa no corpo."
(Sim, há gente pra tudo)

Num medicamento da Boots para o catarro infantil:"Não conduza automóveis nem maneje maquinaria pesada depois de tomar este medicamento"
(Andamos a ler muito "Os Cinco", o "Clube das Chaves", "Uma Aventura...", não andamos?)


Nas pastilhas para dormir da Nytol:"Advertência: pode causar sonolência!"
(Pode, não... deve!)




Numa embalagem de luzes de Natal:"Usar apenas no interior ou no exterior"
(Eu agradecia imenso que alguém me dissesse qual seria a terceira opção)


Nos pacotes de amendoins da Matutano:"Aviso: contém amendoins"
(Ai pá, mania de estragarem as surpresas!)
Numa embalagem de serra eléctrica da marca sueca Husqvarna:"Não tente deter a serra com as mãos ou os genitais"
(Definitivamente, coisas estranhas acontecem na Suécia)
No iPod Shuffle, da Apple:"Não comer"
(Oh! Agora faço o quê com isto?)

Nos pacote de nozes para os passageiros na American Airlines:"Instruções: abra o pacote, coma as nozes"

(E arrotar depois, será que posso? Agora não sei se posso)

quarta-feira

Portuguesa em Concurso Internacional de Design

O cartaz para o dia da Europa 2010 está a ser concebido e pode ser eleito por nós. A Portuguesa Diana Jung estudante da ESAD - Escola Superior de Art e Design está entre as 10 finalistas seleccionados do "I LOVE EUROPE", com o cartaz que ilustra este post.
Se quiser votar e escolher o mais interessante, ou mesmo só visualizar os outros 9 cartazes basta clicar aqui em "I LOVE EUROPE"
O cartaz vencedor será editado nas várias línguas da União Europeia e milhares deles andaram a circular.

segunda-feira

Universidade de Aveiro: Manuel Assunção é o novo reitor

A Doutora Maria Helena Nazaré não se recandidatou e quem ganhou as eleições para a reitoria da Universidade de Aveiro, foi o Professor Doutor Manuel Assunção, que era até Julho de 2009 vice-reitor da mesma Universidade. Derrota assim o professor Fernando Marques e o professor Amadeu Soares.
Mais informações no Público Online (clicar)

Inquérito sobre o comportamento dos consumidores de vinho

No âmbito da disciplina de Comportamento do Consumidor, está a ser efectuado um Inquérito sobre Consumidores de Vinho
E os colegas, nomeadamente o Ricardo (também colaborador do blog) solicita, que acedam ao site de forma a responderem de forma simples e rápida.

domingo

Exposição "Artistas de Aveiro"


Tomo a liberdade, de dar a conhecer ao público a Exposição "Artistas de Aveiro" em Aveiro.
A Galeria OP ART - Arte Contemporânea convida os interessandos, a visitarema Exposição Colectiva "ARTISTAS DE AVEIRO".
Está patente ao público:
- até 15 de Fevereiro
- de Segunda a Sàbado
- das 9.00 às 12.30 e das 14.30 às 19h

sábado

Consumidor, marketing e o Leite


Qual família linda, de olhos azuis, qual bebé gordinho e saudável. Campanha gira e de sucesso para o leite é "GOT MILK"? A forma que o marketing tem para chegar ao consumidor, para que bebam leite, depois do leite materno ;)

Conferências de Marketing da UA 2010 - adenda

"A Markteam organiza a segunda edição do actUAliza-te! Conferências de Marketing da UA.
Este evento irá realizar-se nos dias 16 e 17 de Março de 2010 no auditório da Universidade de Aveiro.
Nesta segunda edição do actUAliza-te foram tomados em consideração os resultados obtidos no inquérito de satisfação realizado na primeira edição. Desde já agradecemos novamente a todos os participantes da edição anterior pela sua contribuição.
Esta 2ª Edição do actUAliza-te e com o objectivo de se tornar um dos maiores eventos de Marketing a nível Nacional estão a contar com oradores tão reputados como:

Carlos Coelho - President at IVITY Brand Corp;
Luis Rasquilha - Managing Partner & CEO at AYR Consulting, Trends & Innovation
Francisco Sanches Osório - International Strategic Marketing Manager at Bial/Portela & Cª SA;
André Rabanéa - Owner at TORKE;
Paulo Fidalgo - Direcção de Marketing Millennium BCP Filipe Carrera - Docente ISEG;
António Quina - Founder at "A vida é bela";
Horácio Puebla - Executive Creative Director at Leo Burnett;
Fernando Gaspar Barros - Founder & Marketing Manager at Brands Like Bands; Pedro Vieira - Life Training;"
Adenda: para quem não reparou, se clicar na palavra MARKTEAM (no texto em cima), e na frase "CONFERÊNCIAS DE MARKETING DA UA" (no texto em cima) vai directamente para o site da respectiva MARKTEAM e do blog CONFERÊNCIAS DE MARKETING

sexta-feira

Nespresso: Consumidor e Marketing


A Nespresso de forma a optimizar o processo de atendimento, tem agora uma solução SMS, que vai ajudar com que os consumidores não passem pelo inconveniente das longas filas de espera nas boutiques, para comprar o seu "blend". O cliente, agora, só tem que dirigir à loja, retirar uma senha e enviar uma sms, entretanto podem ir fazer outras coisas que quando estiver a chegar a sua vez, a Nespresso avisa-los-á.
A Nestlé Nespresso SA, é pioneira e líder mundial do mercado de café premium em porções individuais da mais alta qualidade e comercializa produtos em mais de 50 países. Tem sede na Suiça com mais de 3900 funcionários. Pelo 3º ano consecutivo, foi nomeada a marca de crescimento mais rápido do Grupo Nestlé.

quarta-feira

Português é a segunda língua mais escrita no TWITTER


Segundo a análise feita pela empresa Textwise especializada em estudos de mercado online, a língua portuguesa é a 2.ª escrita mais usada no Twitter com 11% logo a seguir à língua inglesa com 61%.

Ranking

1.º Inglês
2.º Português
3.º Japonês
4.º Espanhol
e depois o francês, alemão e malaio